037 Antero de Quental

tipo . remodelação

localização . Arroios, Lisboa

ano . 2021

área . 140 m² 

arquitectura paisagista . Loci Studio 

Uma casa para férias citadinas e um terraço contemplativo virado a nascente.

Trazer a cozinha para jantar, sobriedade nos materiais, e alguma natureza para a linha do horizonte.

 031 Columbano

tipo . remodelação

localização . Campolide, Lisboa

ano . 2021

área . 200 m² 

Queria-se luminosa, com pormenores industriais mas acolhedora e confortável. Queria-se amplitude nas zonas de convívio mas privacidade nas zonas privadas. Queria-se arrumação e funcionalidade.

Queria-se uma casa para uma família que se queria extensa. E, no processo, a família cresceu. E, acolhedora, a casa acolheu.

 030 Amadeo Souza-Cardoso

tipo . remodelação

localização . Odivelas, Lisboa

ano . 2020

área . 85 m² 

A rua pertence ao pintor, a casa, à poeta.

Dotar o espaço de claridade, amplitude, de funcionalidade e alguma boemia para que sirva de inspiração às palavras.

 024 Casa do Pote

tipo . remodelação - Arquitectura e Design de Interiores

localização . Longueira, Almograve

ano . 2020

área . 190 m² 

Esta é uma casa de férias, de fins-de-semana, uma casa sem tempo.  Uma casa de longos serões à mesa de jantar, sentados, deitados no sofá a conversar, a ler, a estar. Esta casa é primordialmente uma casa de convívio e era preciso repensá-la assim. Abrir a cozinha que se fechava sobre si própria, restruturar o número de quartos de pequenas dimensões, esta intervenção passa por dar conforto e melhorar a comunicação entre espaços, privilegiando o convívio e criando uma linguagem transversal que se situe entre o rústico e o contemporâneo.

 026 Rua Cervantes

tipo . remodelação

localização . Areeiro, Lisboa

ano . 2019

área . 90 m² 

Uma casa para um homem solteiro. A organização espacial original da casa mantém-se, aumentando-se apenas a fluidez entre a sala e a cozinha, para que o convívio se promova. Rasga-se um vão para que a luz cumprimente a circulação da entrada. Os materiais - a nogueira e o mármore - reinterpretam o passado, numa versão mais contida, masculina e actual.

 025 Lapis Lazuli

tipo . remodelação

localização . Lisboa

ano . 2019  

área . 135 m² 

Nos arredores de Lisboa, numa urbanização com pouco mais de uma década, uma família compra uma casa. Que sirva ao casal e aos dois, talvez mais, filhos. A remodelação passa essencialmente por agilizar a comunicação entre a sala e a cozinha, locais de convívio primordial, aceitando o carvalho como a madeira existente e utilizando-a de forma a sublinhar transições, trazendo-lhe o conforto que só a madeira possibilita.

 022 Artur Lamas

tipo . reabilitação

localização . Alvalade, Lisboa

ano . 2018  

área . 68 m² 

Uma casa para um cliente final desconhecido. Mantém-se o programa versátil para abrir possibilidades de apropriação. A casa em si permanece fiel às suas origens, na sua tipologia, na sua estrutura, nos materiais escolhidos, nos detalhes de carpintaria. Às cantarias originais retiram-se múltiplas sobreposições de tinta e restitui-se a sua aparência crua de pedra natural. Acrescenta-se arrumação e luz e espera-se pelo cliente final.

 018 José Duro

tipo . reabilitação

localização . Alvalade, Lisboa

ano . 2018  

área . 115 m² 

Uma família de 5 no Bairro de Alvalade. Ao lado, o mercado, o parque infantil, a frutaria e o talho. Uma casa funcional  que preserve nos seus detalhes a memória do tempo em que foi primeiramente pensada. Um terraço outrora fechado como marquise e agora devolvido. À casa e à família de 5.